terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

ALTAS TECNOLOGIAS

Celular funciona como fax e impressora
Imagina um celular que além de telefone móvel, funciona como fax e impressora? Pois o Greta GSM, da Possio, apresentado timidamente durante a 3GSM reúne essas três funções em um desajeitado aparelho portátil. Talvez a novidade interessasse mais como uma impressora portátil para usar com um laptop do que um celular para receber textos em páginas de papel fax.
De uma forma ou de outra, o dispositivo chama atenção principalmente pelo tamanho e pela chamativa cor – um vinho metálico. Ele funciona em redes GSM com um simples SIM card e a interface lembra os aparelhos de fax clássicos, com espaço suficiente para passar uma folha de papel tamanho A4.

Baterias de Hidrogênio

Protótipo de bateria de hidrogênio para telefone celular é exibido durante a Feira Internacional de Hidrogênio e Célula Combustível, em Tóquio. A bateria dura até dez vezes mais do que uma pilha AA

FRAGILIDADE E BELEZA DO BEIJA-FLOR







O vôo da fantasia



Uma faísca safira, um frêmito de asas, e o minúsculo pássaro - ou seria um inseto? - some como miragem fugaz. Reaparece instantes depois, agora num ângulo melhor. É pássaro mesmo, um dervixe do tamanho do meu polegar com asas que batem 80 vertiginosas vezes por segundo, produzindo um zumbido quase inaudível. As penas da cauda, à guisa de leme, delicadamente direcionam o vôo em três direções. Ele fita a trombeta de uma vistosa flor alaranjada e do bico fino como agulha projeta uma língua delgada feito linha. Um raio de Sol ricocheteia de suas penas iridescentes. A cor refletida deslumbra como uma pedra preciosa contra uma janela ensolarada. Não admira que os beija-flores sejam tão queridos e que tanta gente já tenha tropeçado ao tentar descrevê-los. Nem mesmo circunspectos cientistas resistem a termos como "belo", "magnífico", "exótico".
Surpresa maior é o fato de o aparentemente frágil beija-flor ser uma das mais resistentes criaturas do reino animal. Cerca de 330 espécies prosperam em ambientes diversos, muitos deles brutais: do Alasca à Argentina, do deserto do Arizona à costa de Nova Scotia, da Amazônia à linha nevada acima dos 4,5 mil metros nos Andes (misteriosamente, essas aves só são encontradas no Novo Mundo).
"Eles vivem no limite do que é possível aos vertebrados, e com maestria", diz Karl Schuchmann, ornitólogo do Instituto Zoológico Alexander Koenig e do Fundo Brehm, na Alemanha. Schuchmann ouviu falar de um beija-flor que viveu 17 anos em cativeiro. "Imagine a resistência de um organismo de 5 ou 6 gramas para viver tanto tempo!", diz ele espantado. Em média, o minúsculo coração de um beija-flor bate cerca de 500 vezes por minuto (em repouso!). Assim, o desse pequeno cativo teria batido meio bilhão de vezes, quase o dobro do total de uma pessoa de 70 anos.
Mas esses passarinhos são duráveis apenas em vida. Quando morrem, seus ossos delicados e ocos quase nunca se fossilizam. Daí o assombro causado pela recente descoberta de um amontoado de fósseis de aves que talvez inclua um beija-flor ancestral de 30 milhões de anos. Como os beija-flores modernos, os espécimes fósseis tinham o bico longo e fino e os ossos superiores das asas mais curtos, terminando em uma saliência arredondada que talvez lhes permitisse fazer a rotação na articulação do ombro e parar no ar.

Leia a matéria completa seguindo o link indicado

MEIO AMBIENTE



Plante árvores e compense o meio ambiente

De tempos em tempos, práticas criadas para reduzir a degradação do meio ambiente ganham notoriedade especial. Com o passar dos anos, algumas conquistam mais solidez e a atenção quase exclusiva das pessoas. Dois exemplos recentes são a febre de consumo de alimentos orgânicos e a "neutralização", uma invenção de economistas, especialistas em barganhas. A barganha do "comércio verde" é baseada na .

A revolução da mudança climática
O mundo está atravessando uma enorme transformação política, na qual a mudança climática se transferiu para o centro da política nacional e global. Para políticos em persistente recusa em torno da necessidade de agir, como o presidente dos EUA, George W. Bush, o primeiro-ministro australiano John Howard e o primeiro-ministro canadense Stephen Harper, não resta mais nenhum lugar para se esconder.

Leia mais no link indicado

ENXERGANDO O BIG BANG

Em um piscar de olhos, a luz dá sete voltas e meia na Terra
Artigo de Marcelo Gleiser(*) publicado no caderno “Mais!” da “Folha de SP”
Qual é o ponto mais distante que podemos enxergar no cosmo? Quando olhamos para o céu noturno numa noite sem lua e longe das luzes da cidade, podemos ver talvez alguns milhares de estrelas.Com poucas exceções, são todas nossas vizinhas cósmicas, a distâncias de não mais do que dezenas de anos-luz.É bom lembrar que astrônomos usam o ano-luz, a distância que a luz percorre em um ano no espaço vazio, na velocidade de 300 mil quilômetros por segundo, como unidade de distância. (Em meios materiais, como a água, a luz viaja mais devagar.)

(*) Marcelo Gleiser é professor de física teórica no Dartmouth College, em Hanover (EUA) e autor do livro "A Harmonia do Mundo".

Leia mais seguindo o link indicado

sábado, 24 de fevereiro de 2007

INICIANDO A CONVERSA

Este novo blog é um espaço criado para oportunizar a veiculação de idéias que nem sempre podem ser publicadas na grande mídia. Ainda que reconheçamos que o Brasil vive uma democracia, a comunicação através da mídia é controlada por grandes cartéis. Contam-se nos dedos da mãos os órgãos de imprensa que verdadeiramente podem ser considerados independentes.
Muitas vezes os grandes cartéis defendem exclusivamente interesses próprios ou de corporações. Nas últimas eleições ficou patente a intervenção da grande mídia no processo com o intuito de forçar um segundo turno e, posteriormente, a derrota do candidato que representava os interesses da grande maioria, dos explorados deste país. Com interesses contrariados, a Editora Abril (Revista Veja), por intermédio de alguns de seus lacaios (um obscuro e medíocre Mainardi) e a rede Globo através de alguns apresentadores de reconhecida competência como William Waack, do cineasta Arnaldo Jabor, da socióloga Lucia Hipólito e da "economista" Miriam Leitão, tentaram inutilmente melar o processo. Foi a hora do vale-tudo. Retiraram da tumba o execrado FHC para pregar o golpe contra as instituições (quem diria que um exilado político, perseguido pela ditadura, pudesse chegar a esse ponto?).

Causava espécie ler os artigos do Mainardi ou as grandes reportagens da Revista Veja que, por conta de sua postura desonesta, perdeu milhares de assinantes e agora tenta recuperá-los fazendo grandes promoções. Causava perplexidade observar as expressões de rancor estampadas na cara de apresentadores da Globo como os já citados e ainda do Alexandre Garcia e Claudia Bomtempo.

O povo não se deixou influenciar e hoje todos eles e seus patrões tiveram que se engasgar com o resultado das eleições.


Diante da parcialidade e da flagrante má-fé da grande mídia é que estamos abrindo este novo espaço alternativo. Esta é a nossa tribuna. A tribuna dos que sabem e querem gritar em nome dos que querem mas não podem gritar. Associe-se a nós. Vamos gritar juntos.

COCHILOS DA IMPRENSA NACIONAL


CURIOSIDADES

MANCHETES DE ALGUNS JORNAIS DO RIO DE JANEIRO, NOS ÚLTIMOS MESES:

"A nova terapia traz esperanças a todos os que morrem de câncer a cada ano." (Na cova?) - Jornal do Brasil.

"Apesar da meteorologia estar em greve, o tempo esfriou ontem intensamente." (O frio não estava filiado ao sindicato grevista) - O GLOBO

"Os sete artistas compõem um trio de talento."(Hã?) - EXTRA.

"A vítima foi estrangulada a golpes de facão."(uma nova modalidade de estrangulamento) - O DIA.

" Os nossos leitores nos desculparão por esse erro indesculpável." (De modo algum!) - O GLOBO.

"No corredor do hospital psiquiátrico os doentes corriam como loucos." (naturalmente......) - O DIA.

"Ela contraiu a doença na época que ainda estava viva."(Jura?) - JORNAL DO BRASIL.

"Parece que ela foi morta pelo seu assassino." (Não diga!) - EXTRA.

"O acidente foi no triste e célebre Retângulo das Bermudas." (Gente, até ontem era um triângulo! Vai ver que qualquer dia inventem o CÍRCULO DAS BERMUDAS...) - EXTRA.

"O velho reformado, antes de apertar o pescoço da mulher até a morte, se suicidou ." (Seria a volta dos mortos-vivos?) - O DIA.

"A polícia e a justiça são as duas mãos de um mesmo braço."(Que aberração!) - EXTRA.

"Depois de algum tempo, a água corrente foi instalada no cemitério, para a satisfação dos habitantes." (Água no além para purificar as almas...) - JORNAL DO BRASIL.

"O aumento do desemprego foi de 0% em novembro." (Onde vamos parar desse jeito?)

"O cadáver foi encontrado morto dentro do carro." (Sem Comentários)

" O presidente de honra é um jovem septuagenário de 81 anos." (Quanta confusão!)

"Quatro hectares de trigo foram queimados. A princípio, trata-se de um incêndio." (Ah, bom! achei que fosse um churrasco!)

"Na chegada da polícia, o cadáver se encontrava rigorosamente imóvel." (Viu como ele é disciplinado?)

"Prefeito de interior vai dormir bem, e acorda morto." (Acorda?)
Esta mensagem foi enviada por Rosa Flor, via e-mail.