domingo, 25 de janeiro de 2009

TECNOLOGIA DE PONTA: É O FUTURO CHEGANDO RÁPIDO



Menor célula de combustível do mundo poderá estar em seus portáveis

A menor célula de combustível do mundo foi criada por engenheiros estadunidenses e é um minúsculo “quadradinho” de três milímetros de lado e 1mm de espessura e funciona à base de hidrogênio. O feito foi alcançado na Universidade de Illinois, nos EUA.
As futuras variações desse tipo de célula de energia podem substituir as baterias convencionais nos aparelhos portáteis. A nova tecnologia movida a hidrogênio pode produzir mais energia utilizando o mesmo espaço físico.
Essas células de combustível novas utilizam apenas quatro componentes – um pequeno reservatório de água e uma câmara contendo hidreto metálico separado por uma fina membrana com um ajuntamento de eletrodos que conduz eletricidade por baixo dela. Devido ao pequeno tamanho da célula, os cientistas puderam eliminar os sensores de pressão e os controles eletrônicos que apenas sugavam energia nas baterias convencionais.
A primeira versão da nova célula de combustível é capaz de produzir 0,7 volts e uma corrente de 0,1 miliamperes por 30 horas, mas as futuras versões podem gerar até 1 miliamper de corrente com a mesma voltagem.
Por possuir dimensões tão pequenas, o que faz a célula produzir energia não é a gravidade, mas sim a tensão superficial, que faz a água fluir pela membrana dentro da bateria. Isso permite que haja fluxo de água e conseqüente produção de energia mesmo que a célula seja virada de ponta cabeça ou para qualquer outro lado. Perfeito para se adaptar aos iPods e aparelhos de MP3 portáteis, que são carregados de qualquer jeito em bolsas. [New Scientist, Gizmodo]
(Texto extraído de Hypescience. Clique no logotipo acima para conferir)



Uma célula combustível é uma célula electroquímica, basicamente uma bateria em que é consumido um combustível e é liberada energia.
Considerada uma bateria em que os reagentes são alimentados continuamente. Os reagentes típicos são o hidrogênio e o oxigênio. O hidrogênio é fornecido do lado do ânodo e o oxigênio no lado do cátodo. As baterias comuns têm que ser recarregadas de tempos em tempos porque os reagentes esgotam-se. As células combustíveis estacionárias não portáteis, pelo contrário, não necessitam ser recarregadas, uma vez que os reagentes são fornecidos continuadamente.
As células combustíveis têm a vantagem de serem altamente eficientes e pouco poluentes. Podem ser utilizadas como sistemas de emergência, em zonas onde não existe rede elétrica, em aparelhos portáteis e veículos. Sua desvantagem é o alto custo, atualmente.
Seu uso é polêmico em várias aplicações. O hidrogênio é usado basicamente como combustível não sendo uma fonte primária de energia. No entanto é a única fonte de energia que pode ser fabricada de outras fontes de energia. Críticos do estágio atual desta tecnologia dizem que a energia que precisa "criar" o combustível em primeiro lugar pode reduzir a eficiência final do sistema ficando pior que o mais eficiente motor de combustão interna à gasolina; é verdadeiro pois o hidrogênio é gerado pela eletrólise da água. Pode ser gerado também do metano, componente principal do gás natural com mais ou menos 80% de eficiência. O método de conversão do metano liberta gases para o meio ambiente portanto o método ideal será usar fonte que gere hidrogênio através da eletrólise.Uma célula combustível é uma célula electroquímica, basicamente uma bateria em que é consumido um combustível e é liberada energia.
Considerada uma bateria em que os reagentes são alimentados continuamente. Os reagentes típicos são o hidrogênio e o oxigênio. O hidrogênio é fornecido do lado do ânodo e o oxigênio no lado do cátodo. As baterias comuns têm que ser recarregadas de tempos em tempos porque os reagentes esgotam-se. As células combustíveis estacionárias não portáteis, pelo contrário, não necessitam ser recarregadas, uma vez que os reagentes são fornecidos continuadamente.
As células combustíveis têm a vantagem de serem altamente eficientes e pouco poluentes. Podem ser utilizadas como sistemas de emergência, em zonas onde não existe rede elétrica, em aparelhos portáteis e veículos. Sua desvantagem é o alto custo, atualmente.
Seu uso é polêmico em várias aplicações. O hidrogênio é usado basicamente como combustível não sendo uma fonte primária de energia. No entanto é a única fonte de energia que pode ser fabricada de outras fontes de energia. Críticos do estágio atual desta tecnologia dizem que a energia que precisa "criar" o combustível em primeiro lugar pode reduzir a eficiência final do sistema ficando pior que o mais eficiente motor de combustão interna à gasolina; é verdadeiro pois o hidrogênio é gerado pela eletrólise da água. Pode ser gerado também do metano, componente principal do gás natural com mais ou menos 80% de eficiência. O método de conversão do metano liberta gases para o meio ambiente portanto o método ideal será usar fonte que gere hidrogênio através da eletrólise.
(Texto extraído de Wikipédia. Clique no título da matéria para conferir o texto integral)

sábado, 24 de janeiro de 2009

O TERROR DA BOMBA



Vivemos em tempos de paz, mas você imagina qual é a força de uma bomba atômica? Uma ótima maneira de se defender ainda mais a paz no mundo é conhecer o Ground Zero, um mod para o Google Maps que mostra o poder de destruição de várias bombas atômicas sobre determinada região. Para saber como a humanidade foi longe demais no desenvolvimento desse tipo de tecnologia, é só escrever o nome da localidade e escolher o tipo de bomba, que vai da Little Boy, lançada em Hiroshima em 1945, até armas de destruição em massa modernas. Conheça o Ground Zero A "arma" mais potente que pode ser selecionada no Ground Zero é um asteróide espacial, com capacidade de fazer um estrago impressionante.
PAZ E AMOR, GENTE!!!
Se você clicar no link do Ground Zero poderá fazer simulações do que aconteceria se uma bomba caisse sobre Fortaleza, por exemplo. Pode até experimentar o tipo de bomba desde a bomba de Hiroshima até as mais modernas e verificar o estrago causado. Experimente!

domingo, 11 de janeiro de 2009

SE QUERES A PAZ, FAZ A GUERRA?


O nome verdadeiro

Não existe honra nesta guerra e assassinato é assassinato mesmo que tenha outro nome.

Quando em uma guerra injusta uma bomba errante matou uma mulher e seu filho, este não é um dano colateral: é assassinato.

Uma guerra é injusta, quando uma criança morre de disenteria, porque uma bomba danificou a instalação do tratamento de águas residuais, e não foi destruir a infra-estrutura do inimigo. Ela está sendo assassinada.

Uma guerra é injusta, quando uma mãe morre de ataque cardíaco, pois uma bomba destruiu linhas telefônicas e não pode chamar uma ambulância, isto não é neutralizar o comando e controle de instalações, este é um assassinato.

Quando você morrer em uma guerra injusta, em uma trincheira com milhares de agricultores pobres, que serviram como recrutas para defender a aldeia onde nasceram e viveram, estamos perante um covarde massacre.

Manifesto de mais de 400 veteranos das forças armadas dos Estados Unidos, incluindo veteranos da Segunda Guerra Mundial e as guerras da Coreia, do Vietname e do Golfo Pérsico.

Fonte: La Jornada, 2 de março de 2003.

Para ler a notícia na íntegra basta clicar no título do artigo

AGORA TEMOS PARCEIROS

A partir de agora estaremos divulgando notícias do excelente site Hype Science

domingo, 4 de janeiro de 2009

VOCÊ QUER SABER? INFORMAÇÕES IMPORTANTES DA CIÊNCIA


QUER SABER O QUE É OSMOSE REVERSA?

A osmose inversa ou osmose reversa é um processo de separação em que um solvente é separado de um soluto de baixa massa molecular por uma membrana permeável ao solvente e impermeável ao soluto. Isso ocorre ao se aplicar uma grande pressão sobre este meio aquoso, o que contraria o fluxo natural da osmose. Por essa razão o processo é denominado osmose reversa. Na osmose reversa, as membranas retêm partículas cujo diâmetro varia entre 1 e 10 Å. As partículas retidas são solutos de baixa massa molecular como sais ou moléculas orgânicas simples.
Por este motivo, a osmose é aplicada a processos como a dessalinização da água do mar e de açudes ou a recuperação de águas residuais na indústria.
Como as partículas são muito pequenas, a pressão osmótica das soluções é elevada. Para que a velocidade de permeado seja razoável, a diferença de pressão hidrostática através da membrana tem que ser elevada, atingindo valores entre 3 e 100 atm(2), dependendo do tipo de aplicação.

Fonte: Wikipédia.

Se quiser ver em animação como ocorre a osmose reversa clique sobre os verbetes diferenciados (links osmose reversa).

ALERTA: TATUAGENS E PIERCINGS FEITAS SEM CONTROLE SOBRE PROFISSIONAIS, MATERIAIS, HIGIENE E TÉCNICAS INVASIVAS. A SAÚDE EM RISCO!



Pesquisa da revista espanhola CONSUMIDOR EROSKI revela descuido nas aplicações de normas de desinfecção e higiene dos materiais utilizados.

Analisados 160 estabelecimentos de tatuagem e piercing em 18 capitais as práticas continuam sem a necessária informação.

Tatuagem e piercing estão intimamente ligados à moda e tendências urbanas. Mas a sua implantação, na pele ou sob a pele, não parece tão simples. As duas operações passam por uma intervenção invasiva que requer adequada aplicação de medidas rigorosas de higiene, sanitárias e de limpeza. O objetivo é evitar uma prática irregular ou uma decisão precipitada que pode gerar efeitos nocivos. Contudo, com base na investigação que fez CONSUMIDOR EROSKI em 160 centros dedicados a esta atividade na Espanha(uma em cada dez dos que estão no país) em 18 capitais, o termo "informação" não está tatuado nas mentes da maioria dos que se dedicam a perfurar a pele para adicionar pigmentos (nas tatuagens) ou introduzir peças metálicas (nos piercing). Assim, as intervenções implicam uma quebra da barreira protetora do organismo, que é a pele. Em 72% dos casos dos dependentes nem lhes foi perguntado se sofriam algum tipo de alergia ou outra doença. Os pigmentos e os metais usados devem passar também por rigoroso controle de qualidade. Caberia aos órgãos da saúde exercer rigorosa fiscalização sobre os estabelecimentos que praticam tatuagem e piercing e ainda sobre os profissionais que executam tais práticas. Uma perguntinha básica seria: onde aprenderam a técnica? A outra seria: qual o órgão do setor de saúde o credenciou para tais operações invasivas? Documentos do profissional e licença para o estabelecimento seriam as outras perguntinhas.
Mesmo que a limpeza e a higiene tenham melhorado em comparação com um estudo semelhante realizado pela revista EROSKI em 2004, encontram-se muito longe do desejável. Estes elementos (limpeza e higiene) desempenham um papel crucial no risco elevado de infecção. De fato, a utilização de adorno no corpo só deve ser feita a partir de um acompanhamento médico ou de um profissional qualificado da área da saúde. Imaginem que a pesquisa foi feita em um país de primeiro mundo (Espanha). E aqui no Brasil quem controla essa atividade quase clandestina?
Para maiores informações clique nos links CONSUMIDOR EROSKI

ESTAMOS DE VOLTA NO ANO NOVO



ESTAMOS DE VOLTA QUERIDOS AMIGOS.
É sempre bom retornar. Ano Novo, vida nova diz o provérbio. E assim queremos desejar a todos os que nos prestigiam neste espaço muitas felicidades, realizações e, sobretudo, muita paz.
A nossa jornada vai prosseguir trazendo assuntos de interesse científico, curiosidades, humor, temas de interesse relevante como aqueles relacionados com o meio ambiente e as questões de saúde.

Grande abraço para todos.