quinta-feira, 1 de julho de 2010

EMPRESA BRITÂNICA PROVOCA MAIOR DESASTRE ECOLÓGICO DA HISTÓRIA


A INTELIGÊNCIA DE TÉCNICOS É DESAFIADA: O ÓLEO CONTINUA VAZANDO E POLUINDO.

Mais de dois meses são decorridos e parece ainda está longe uma solução que contenha o vazamento de óleo no Golfo do México. Na década de 1990 estivemos lá e estendemos nossa visita até o extremo a cidadezinha de Key West, a cidade localizada na ilha mais distante da Flórida a cerca de 90 milhas de Cuba. O Golfo tem características próprias. Leiamos o que diz a Wikipédia:

"O Golfo do México é o maior golfo do mundo, sendo cercado por terras da América do Norte e da América Central. Tem uma superfície de aproximadamente 1 550 000 km², seu subsolo é rico em petróleo.
A costa sul do golfo banha o México (especificamente, os estados de Tamaulipas, Veracruz, Tabasco, Campeche, Iucatão, e Quintana Roo); as costas oriental, norte e noroeste banham os Estados Unidos da América (especificamente, os estados da Flórida, Alabama, Mississippi, Louisiana e Texas); e a costa sudeste banha Cuba. O Golfo do México se conecta ao Oceano Atlântico através do Estreito da Flórida, localizado entre os EUA e Cuba, e ao Mar do Caribe através do Canal de Yucatán, localizado entre o México e Cuba".

Por conta da sua extensão e localização um desastre ecológico no Golfo tem consequências imprevisíveis para o meio ambiente da região, sobretudo nos países da América do Norte e América Central. Mas, a conta será paga por todos os países do mundo.

Não duvidamos da alta tecnologia utilizada pela British Petroleum, uma das maiores empresas de perfuração submarina no mundo. Só lamentamos que tenha havido uma certa negligência na tomada de decisões quando o desastre se configurou.

Até parece que o acidente nem dizia respeito aos interesses da empresa e nem era motivo de preocupação do governo americado a quem a BP serve nessa exploração.Leia mais sobre a British Petroleum cicando no link

Na verdade o desastre começou no dia 20 de abril quando uma plataforma da empresa britânica explodiu no golfo do México, matando 11 funcionários, e afundou no dia 22. Milhares de aves marinhas foram encontradas mortas, cobertas de petróleo, na costa da Louisiana, nos Estados Unidos. O óleo já atingiu as restingas do Estado, região importante para a procriação de crustáceos e aves e para a produção de frutos do mar. As correntes já levaram o óleo às costas da Flórida e de Cuba. O óleo continua vazando desde então, embora a BP tenha tido sucesso parcial em controlar o derrame.