sexta-feira, 29 de abril de 2011

COMUNICADO AOS VISITANTES DO BLOG


QUERIDOS AMIGOS, QUERIDAS AMIGAS

Estaremos afastado de nossas atividades ao longo da semana em virtude de uma pequena cirurgia à qual nos submeteremos na manhã deste sábado. Nada grave. Esperamos retornar por volta do dia 10 de maio. O blog vai continuar no ar. Continuem antenados, aproveitem para ler as matérias do blog e enviem sugestões para que possamos aperfeiçoá-lo.

VIVA O ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA!!!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

1001 INVENÇÕES QUE MUDARAM O MUNDO. LEIA UM BOM E INTRIGANTE LIVRO.


AMIGOS, AMIGAS INTERNAUTAS

Estamos continuando a nossa campanha pela boa leitura.

Você gostaria de ler um bom livro com valiosas informações?

Vamos sugerir então 1001 INVENÇÕES QUE MUDARAM O MUNDO.

Quando surgiram o carrinho do bebê, o desodorante, a fita durex, o satélite, o modem, as lentes bifocais, o trator, o extintor de incêndio e o sutiã. Q ual era a finalidade do primeiro carro? Quantos protótipos de de telefone existiram antes do tão popular celular? Como surgiu a vacina?

Leia a sinopse do livro:

Em '1001 invenções que mudaram o mundo', o leitor poderá descobrir detalhes sobre algumas das mais importantes invenções de todos os tempos, desde aquelas que ajudaram o homem a evoluir até as que simplesmente tornaram a vida mais prática. Da roda ao MP3, das ferramentas de pedra ao avião, este livro explora a história por trás de cada invento e traça o caminho desde sua concepção até os seus aprimoramentos. Escrito por uma equipe de historiadores, cientistas, designers e antropólogos, este guia faz um resumo sobre o desenvolvimento da ciência e da tecnologia quanto aos curiosos que adoram saber detalhes sobre o mundo que os cerca.

Serviço:

1001 Invenções Que Mudaram O Mundo

Autor: CHALLONER, JACK
Tradutor: POLZONOFF JUNIOR, PAULO
Tradutor: JORGENSEN, PEDRO
Tradutor: ALFARO, CAROLINA
Editora: ARQUEIRO
Assunto: CIÊNCIAS/FILOSOFIA E HISTÓRIA

Onde comprar: Livraria Cultura - R$ 47,92 ou Livraria Saraiva – R$ 47,90

Lembre-se estamos no Ano Internacional da Química patrocinado pela ONU. Saiba mais no blog Telmoquímica.É só clicar no link.

Boa leitura! Até breve.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

SOBRE O PRAZER DA LEITURA

Queridos amigos

Parodiando o poeta Luis Guimarães Junior "depois de um longo e tenebroso inverno..." estamos de volta. Reiniciamos a nossa jornada com um texto de incentivo a leitura. Depois virão muitas novidades. É só conferir.

A sedutora história da leitura

Elias Thomé Saliba

Historiador, Professor da USP e autor dos livros Raízes do Riso (2002) e As Utopias Românticas (1994)

Um livro só começa a existir quando um leitor o abre. Esta afirmação resume o novo olhar dos historiadores em relação à leitura. Durante muito tempo eles mantiveram frente à leitura uma atitude linear, supondo-a invariável, natural a todas as pessoas de todas as épocas. Hoje, inúmeras pesquisas nos ensinam a ver no gesto trivial de ler um texto, uma variação quase infinita, possível de ser reconstituída nos diversos momentos da história.

Claro que a difusão do "livro com páginas" tal como o conhecemos, assim como a primeira revolução na história do livro - a invenção da imprensa no século XV - provocaram um alargamento enorme do número de leitores. A segunda grande mutação nas maneiras de ler ocorreu no final do século XVIII com a passagem de hábitos intensivos de leitura - a leitura constante e repetida de textos de caráter religioso (a Bíblia era o grande best-seller!) - para hábitos extensivos de leitura do leitor moderno, que (mal) lê vários livros, ávido por novidades.

Mas a leitura "intensiva" não chega a desaparecer, pois o advento do romance coincidiu com a disseminação de modos emocionais de leitura. Rousseau exigiu que o seu A Nova Heloísa fosse "lido tão intensamente quanto a Bíblia", o que realmente ocorreu, provocando nas leitoras desmaios,choros convulsivos e, no limite, suicídios. Com os olhos de hoje, distraídos pelo caleidoscópio de imagens nas telas, fica difícil concebermos a força desta paixão incendiária provocada pela leitura.

Sedução pela leitura? Ler em público era, antes do advento do marketing e da noite de autógrafos, a melhor maneira de um autor obter público para seus livros. O poeta Dylan Thomas, em alto estado etílico, encantava com sua belíssima poesia cantada nos bares, coisa só percebida na língua original.

Mas, na inspirada tradução de Ivan Junqueira, os leitores podem ter uma idéia: Em meu ofício ou arte taciturna/ Exercido na noite silenciosa/Quando somente a lua se enfurece /Trabalho junto à luz que canta/ Não por glória ou pão/ Nem por pompa ou tráfico de encantos/Nos palcos de marfim/Mas pelo mínimo salário/Do seu mais secreto coração. Difícil imaginar tais versos, como revelam os arquivos, reproduzidos por inúmeros leitores que os enviavam, junto com as flores, às namoradas distantes.

Difícil, mas não impossível, já que no final do século XIX o público leitor atingiu a alfabetização em massa. A "era de ouro" da leitura foi também a última a ver o livro ainda imune à competição com outros meios de comunicação - TV, internet e todo o sofisticado aparato da mídia eletrônica do século XX. Ler numa tela não é o mesmo que ler num livro com páginas. Estaríamos hoje diante de uma terceira revolução da leitura? Independente da imprevisível resposta, esta recente história da leitura empolga e surpreende. Porque é a história de uma prática ligada talvez ao mais espetacular instrumento utilizado pelo homem.

Que afinal, vem confirmar o que Jorge Luis Borges disse certa vez, de forma definitiva, sobre o livro: O microscópio e o telescópio são extensões da nossa visão; o telefone é a extensão da nossa voz; em seguida, temos o arado e a espada, extensões do nosso braço. O livro, porém, é outra coisa: o livro é uma extensão da nossa memória e da nossa imaginação.

Dica para comprar livros baratos em ótimas condições. Visite um site que em 2010 já administrava 1800 sebos, tinha 750.000 leitores cadastrados, vendia 5.000 livros por dia e oferecia 750.000 livros on line. A empresa é altamente confiável com 96,8 %das qualificações recebidas pelos sebos e livreiros nas últimas 24 horas de BOM e ÓTIMO. Para visitar a Estante Virtual é só clicar aqui.