quinta-feira, 8 de março de 2007

MULHER: MISTÉRIO INFINITAMENTE BELO (G. Gozzani, poeta italiano)

Nenhuma mulher nasce mulher: torna-se

(Simone de Beauvoir, escritora francesa)

Rancho das Namoradas
Ary Barroso & Vinicius de Moraes (1962)



Já vem raiando a madrugada
Acorda, que lindo!
Mesmo a tristeza está sorrindo
Entre as flores da manhã
Se abrindo nas cores do céu

O véu das nuvens que esvoaçam
Que passam pela estrêla a morrer
Parecem nos dizer
Que não existe beleza maior
Do que o amanhecer

E, no entanto maior
Bem maior que a do céu
Bem maior que a do mar
Maior que toda a natureza
É a beleza que tem
a mulher namorada

Seu corpo é assim
como a aurora ardente

Sua alma é uma estrela inocente
Seu corpo é uma rosa fechada

Em seu seio, os pudores
Renascem das dores
de antigos amores

Que vieram, mas não eram
o amor que se espera

O amor primavera

São tantos seus encantos
Que para os comparar
Nem mesmo a beleza que tem
As auroras do mar


Eu...
Florbela Espanca


Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho, e desta sorte
Sou a crucificada... a dolorida...

Sombra de névoa tênue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!...

Sou aquela que passa e ninguém vê...
Sou a que chamam triste sem o ser...
Sou a que chora sem saber por quê...

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver,
E que nunca na vida me encontrou!

Homenagem a todas as mulheres pela passagem do dia Internacional da Mulher:
08 de março de 2007

Nenhum comentário: