terça-feira, 13 de março de 2007

NOSSOS ÍNDIOS ERAM LIMPEZA


As águas do tempo
Públicos ou privados, sagrados ou profanos, os banhos são uma tradição milenar. Em nome da religião, beleza ou saúde, civilizações celebraram - e amaldiçoaram - o ato de se lavar
http://historia.abril.uol.com.br/2006/edicoes/vidaprivada/mt_212500.shtml
Artigo de Bruno Vieira Feijó
A humanidade melhora com o passar dos séculos, certo? Nem sempre. Prova disso é o que ocorreu com um de nossos hábitos mais comuns, o banho. Durante a Idade Média, os ocidentais abandonaram os sofisticados rituais de limpeza da Antiguidade e mergulharam numa profunda sujeira. Principalmente por causa da religião, o homem medieval comum achava suficiente tomar um banho por ano. Foi preciso muito tempo - e alguns bons exemplos dos povos orientais e indígenas - para que voltássemos às nossas asseadas origens.


Os nossos índios sempre cuidaram muito bem da higiene
Se nós herdamos dos
índios o hábito de tomar banho pelo menos uma vez por dia, outros povos têm nas suas seculares raízes as origens e as particularidades do ato de se lavar. Com motivações religiosas, estéticas e higiênicas, muçulmanos, japoneses, hindus e judeus cultivam rituais de banho tão diferentes quanto suas próprias culturas
Quando aportaram por aqui, em 1500, os portugueses se assustaram com a limpeza dos índios, que mergulhavam em rios e no mar até 12 vezes ao dia. Pero Vaz de Caminha, escrivão da esquadra de Cabral, chegou a escrever, surpreso: "São tão limpos e tão gordos e tão formosos que não podem ser mais". Os portugueses acabaram cedendo aos hábitos dos nativos brasileiros, percebendo que eles eram muito mais saudáveis que os da Europa. Os membros da corte, entretanto, resistiram aos deleites da água, pois estavam acostumados a passar meses sem sequer mudar de camisa.Já os mais humildes aceitaram o banho mais facilmente - começaram lavando os pés diariamente em bacias. "Com o tempo, o rio se tornou extensão da casa. Sem rede encanada, era nele onde se lavavam as roupas, as louças e o corpo", escrevem Renata Ashcar e Roberta Faria no livro Banho - Histórias e Rituais. No século 18, algumas cidades já usavam a água de poços e chafarizes mantidos pelo Estado. Quando a família real portuguesa chegou ao Brasil, em 1808, fez do Rio de Janeiro o primeiro município a contar com água encanada no país - benefício que ainda está longe de atingir todos os brasileiros.
Leia a matéria completa em Aventuras na História 43, nas bancas

Comentário do blog: Nossos índios, quem diria, deram grandes lições de higiene aos "civilizados" europeus que, até hoje, resistem ao hábito do banho.
Figura: Quadro de 1853 mostra romanas relaxando nas termas (casas de banho) de Pompéia, entre um banho e outro.

Nenhum comentário: