sexta-feira, 21 de março de 2008

Jābir ibn Hayyān ou Geber, o alquimista


CONVERSANDO SOBRE GEBER

Abu Musa Jābir ibn Hayyān, conhecido na Europa como Geber (uma versão do latinizada Jabir) foi um dos maiores gênios da Alta Idade Média: químicos, médicos, farmacêuticos, astrônomo, engenheiro, filósofo… também realizou trabalhos em áreas menos científica, como alquimia e astrologia, que na época eram, em muitos casos, entrelaçada com a verdadeira ciência. Como veremos, os seus estudos incluíram tentativas de criar vida artificial.
Nós não sabemos muito bem se era árabe ou de origem persa, mas era xiita e que nasceu na cidade de Tus, no moderno Irã, 721-722 de nossa era. Sua família vivia antes em Kufa, mas acredita-se que seu pai mudou-se para procurar apoio para a dinastia Abásida-se apoiar em sua revolta contra o Umayyad.
O pai de Geber provavelmente foi executado por esta última no seu próprio país, e a família fugiu para o Iémen, onde Abu Musa cresceu, estudou, além do Alcorão, naturalmente, a ciência e a matemática com o seu professor, al-Harbi HimyariQuando Abásidas finalmente alcançou o poder, Geber retornou para Kufa, onde desenvolveu quase todos os seus trabalhos. Sua vida foi dedicada quase exclusivamente à sua investigação, embora as suas conexões políticas tenham custado vida de seu próprio pai. No entanto, Geber foi protegido pelo Vizir Barmakid, servidor do célebre Califa Haroun al - Rashid. Quando a família do Vizir caiu em desgraça para 803, Geber também sofreu mas não foi executado - sofreu uma espécie de prisão domiciliar por doze anos, até sua morte em torno de 815. Esta meta poderia ter sido terrível para os outros, mas Abu Musa tinha vivido quase da mesma forma toda sua vida, e os seus estudos e investigações encheu seu tempo inteiro. À semelhança de outros gênios, era versado em quase qualquer coisa que você possa imaginar, e os avanços científicos realizados em muitas áreas. Estou convencido de que não emburreceu em seu confinamento.

De todas as disciplinas em que entrou, talvez pela influência de seu pai, um farmacêutico, alquimia (que lhe deu o seu primeiro impulso para uma verdadeira química) foi a sua verdadeira obsessão. A alquimia não era nada de novo, muito menos, no oitavo século: suas origens se perdem no tempo. Entre as várias teorias que tentam determinar a origem do nome, a minha favorita é a única que detém que provém de al-kimiya, e esta, por sua vez, de Khem, o nome sob que muitos conheciam o Egito. A alquimia -e, também, a química, então, seria algo como "a arte de Khem", homenageando os egípcios, verdadeiros especialistas no tratamento de muitos produtos químicos (especialmente aqueles relacionados com a embalsamamento de cadáveres, é claro). Sem dúvida, as primeiras tentativas de combinar e sintetizar substâncias, de forma mais ou menos científica, foram feitas pelos antigos egípcios e, mais tarde, por outros povos, como os chineses, os indianos e os gregos também desenvolveram esta prática

Principais trabalhos:
A expressão a seguir traduz o pensamento de Geber:"O que é mais essencial em química é desenvolver trabalhos práticos e conduzir experimentos. Aquele que não desenvolver trabalhos práticos realizando experimentos nunca atinge o nível do mais baixo dos Mestres".
Experimentando incansavelmente, Musa Abu Jābir ibn Hayyān não só inventou vários instrumentos e procedimentos laboratoriais que ainda usam hoje, mas sintetizou muitas substâncias, algumas de extrema importância em química: Trabalhou com o ácido sulfúrico (H2SO4), um composto essencial. Mas seus resultados foram muito para além disso. Grande parte do seu trabalho incidiu sobre ácidos, porque ele estava realmente interessado em transformar algumas outras substâncias, especialmente metais e ácidos são mais fortes das poucas substâncias que podem afetar de maneira visível e rápida os metais. Portanto, para começar a identificar ácidos que existem no quotidiano, substâncias como o ácido cítrico em muitos frutos (C6HO7), ácido tartárico em vinho (C4H6O6) vinagre ou em ácido acético (CH3-COOH), o ácido orgânico mais forte de todos.
Mas é uma pena que uma grande parte do trabalho dos alquimistas iria centrar-se na persecução absurda de mitos, como poções da eterna juventude (aparentemente uma idéia surgiu na alquimia china), ou o Philosopher's Stone, um conceito surgiu diretamente do Geber próprias teorias sobre o Transmutação de outras substâncias para variar sua secura e calor. No entanto, nem ele próprio Jābir Abu Musa ibn Hayyān nem os seus muitos seguidores, árabes e europeus, foram capazes de descobrir o segredo do fabulosa pedra filosofal.
Geber faz parte de uma limitada galeria de grandes alquimistas onde figuram
Francis Bacon, Isaac Newton, Maria, a Judia,Flamel, Paracelso,Roger Bacon, Lazarus Ercker, Biriguccio, Paracelsus, Isaac Newton e outros.
Matéria traduzida e editada de El Tamiz, clique no link para ler o artigo na íntegra em espanhol.
Para visitar o interessante site de EL TAMIZ, clique sobre o nome. Você poderá receber informações importantes por e-mail. É só se cadastrar.

Nenhum comentário: