domingo, 8 de abril de 2007

CURIOSIDADE: Quando é que surgiram os primeiros óculos como instrumento auxiliar da vista?



Uma referência muito boa dão-nos as ainda existentes ilustrações gráficas e pinturas de culturas antigas. A partir do século XV, muitos pintores de quadros religiosos pintavam personagens bíblicas com óculos. Nos seus quadros, eles representavam a maneira de viver e os objectos da sua época, o que hoje em dia nos dá informações preciosas.
Não está absolutamente seguro que tenha sido o professor eclesiástico Sifronius Eusebius Hieronymus, que viveu de 340 até 420 após Cristo, o verdadeiro inventor dos óculos. Em inúmeras ilustrações ele é sempre representado com o leão, uma caveira e óculos. Desde então ele se tornou no padroeiro dos oculistas.
Pedra de leitura
Embora o filósofo grego Aristófanes soubesse que um vidro podia ser usado como vidro ostório, e Ptolomeu descobrisse cerca de 150 anos após Cristo leis ópticas fundamentais da refracção da luz, e também relatasse extensamente sobre o facto, e apesar de Roger Bacon por volta de 1250 conseguisse provar que pessoas com falta de visão conseguiam ver melhor através de vidros lapidados, ainda demorou 300 anos até Snellius, entre 1600 e 1620, chegar a formular as leis de refracção.
Os monges da idade média desenvolveram a chamada pedra de leitura segundo as teorias do matemático árabe Alhazen (aprox. 1000 após Cristo). Esta pedra era composta basicamente de quartzo hialino ou de pedras semipreciosas, tinha uma lapidação semi-redonda e aumentava as letras. A pedra semipreciosa usada era o berilo com uma transparência muito bonita.

OS ÓCULOS ATRAVÉS DOS TEMPOS

A história dos óculos começa 500 anos aC. com algumas referências em textos do filósofo chinês Confúcio. No entanto, como suas lentes não tinham graus, durante séculos eles foram usados apenas como adorno ou como forma de discriminação social, principalmente para os doentes mentais.As primeiras lentes corretivas surgiram no século I d.C. e pedras semi-preciosas como o berilo e o cristal de rocha cortadas em camadas finas foram as primeiras lentes de aumento para perto. Mais tarde, passaram a ser usadas sobre os olhos e se transformaram na primeira forma de lentes corretivas.O primeiro par de lentes, com aros grandes de ferro unidos por rebites, foi descoberto na Alemanha em 1270. Parecido com um compasso, permitia que fosse ajustado sobre o nariz, mas ainda não trazia hastes de suporte.Ainda no mesmo século, um modelo semelhante foi criado em Florença e fez bastante sucesso. Por isso, os italianos ganharam fama como os inventores dos óculos. Porém, foram necessários mais dois ou três séculos de pesquisas para que se conseguisse um modelo seguro e confortável.No século 15, os modelos Pince-nez e Lornhons eram os mais usados. O primeiro não tinha hastes e era ajustado apenas no nariz. Já os Lornhons vinham com uma haste lateral para ser colocado em frente aos olhos.As hastes fixas apoiadas sobre as orelhas só surgiram no século 17, mas mesmo assim os modelos sem hastes continuaram a ser usados até o início do século 20, quando então foram sendo substituídos pelos modelos Numont com aros superiores ou inferiores finos e leves. Sua versão mais moderna é sucesso até hoje.O uso do plástico e seus derivados na fabricação de armações e o avanço da tecnologia para a produção de lentes melhores e mais finas, ampliaram muito as possibilidades do design de óculos em geral. Atualmente é possível encontrar uma enorme variedade de modelos em muitos materiais, tamanhos e cores.

Óculos de ceratina da idade média(museu da Zeiss)
Naquela época, os únicos que sabiam fabricar vidro transparente eram os vidreiros de Veneza. E foi precisamente da famosa oficina de arte vidreira Murano de Veneza que vieram os primeiros vidros lapidados. Inicialmente, eram apenas para um olho.No final do século XIII, alguém lá teve a ideia de enquadrar dois desses vidros lapidados com madeira ou ceratina e juntá-los numa unidade que era fixada por rebites. Na idade média, usar óculos significava ter grande saber, ser erudito. Passaram-se muitas mais centenas de anos até que, por volta de 1850, os óculos começaram a tomar as formas que ainda hoje conhecemos.

Para saber mais visite O Museu Gioconda Giannini que fica na rua dos Ingleses, 108, Bela Vista, SP, tel.: 11 3253-2000

Nenhum comentário: