domingo, 1 de abril de 2007

PREMIO DA UNESCO PARA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO CEARÁ




Adital ganha reconhecimento da Unesco
A iniciativa de difundir notícias sobre uma região ainda pouco conhecida nos meios de comunicação da própria América Latina, em especial do Brasil, e do resto do mundo, vem dando frutos bastante positivos para a Agência de Informação Frei Tito para América Latina (Adital). O objetivo maior, de ultrapassar as fronteiras latino-americanas, já é realidade. Quase 15 mil endereços eletrônicos recebem as notícias produzidas pela agência, em duas línguas (espanhol e português), com 265 mil acessos no mês passado.
Diante da aposta num conceito de jornalismo que enfatiza os atores sociais dos países de América Latina, a Adital ganha, agora, o reconhecimento importante por parte da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Ontem, 1°, o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que a Agência foi eleita como uma das 20 melhores iniciativas de comunicação da região, dentro da iniciativa "Se buscam idéias e melhores práticas para promover a produção e difusão de conteúdos locais na América Latina", lançada em novembro de 2004.

A Adital foi eleita na categoria agência de notícias, juntamente com a Agência de Notícias Aids, do Brasil, e a AutoGestión Vecinal (Auto-Gestão Vicinal), do Uruguai. Em outras categorias, como televisão e rádios comunitárias, a Unesco destaca projetos também do Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, Equador, Bolívia e Cuba.
VISITE O SITE DA ADITAL: http://www.adital.com.br

Crescimento

Há quatro anos, no dia 13 de março de 2001, Adital inaugurou sua sede em Fortaleza, capital do Estado do Ceará, como desdobramento da Agência de Notícias Esperança (Anote), criada, em 1995, pelo sacerdote italiano Ermanno Allegri, com o objetivo de inserir as organizações sociais do Ceará na imprensa local. Mas o objetivo de Allegri se expandiu para a América Latina e daí nasceu, no final de 1999 e início de 2000 - com inauguração oficial em 2001 -, a Adital, fundada em primeiro lugar para alcançar a grande mídia, através dos jornalistas que nela trabalham, oferecendo-lhes informações e análises de qualidade, em espanhol e português, para pôr a América Latina e o Caribe no centro dos interesses da sociedade mundial.
As notícias produzidas e divulgadas pela Agência em seu site na Internet e por meio do correio eletrônico têm chegado a cada vez mais pessoas. Cerca de 15 mil endereços eletrônicas recebem, todos os dias, as notícias da Adital. No mês passado, foram registrados mais de 260 mil acessos. Em 2004, foram quase 2,4 milhões de visitas.
A Adital também quer, com seu trabalho, evidenciar para a sociedade mundial o pensamento e as práticas dos numerosos grupos e entidades, movimentos sociais, igrejas e pessoas que, na América Latina e Caribe, lutam contra estruturas de exclusão e constroem cidadania; além de favorecer a integração do continente e demonstrar a dignidade de indígenas, operários, mulheres etc.
PARABÉNS A EDITAL PELO SEU TRABALHO HONESTO, COMPETENTE E PELA MERECIDA PREMIAÇÃO DA UNESCO

Nenhum comentário: