sábado, 14 de fevereiro de 2009

O BRASIL PERDE MAIS UM ECOLOGISTA

"Nós viemos ao mundo para dar bons shows e colher aplausos" (Sérgio Regina).
Faleceu no dia 11/01/2009, Sérgio Regina, defensor do meio ambiente, defensor das “matas ciliares”, expressão criada por ele que teve papel importante na defesa do meio ambiente não só na região como também em todo o Brasil e teve o seu trabalho reconhecido até no exterior.
No entanto, poucos sabem quem foi Sérgio Mário Regina. Na internet há pouquíssimas referências a ele e nem a Wikipédia dedica algum espaço e esse notável e, paradoxalmente, desconhecido ecologista.
Vejamos o que dele diz Nozomu Makisuima, seu colega de trabalho:
Natural de Varginha - MG, formou-se engenheiro agrônomo em 1956 pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", USP, Piracicaba - SP.
Iniciou sua vida profissional como extensionista da EMATER - MG onde ocupou o cargo de coordenador de Hortaliças e posteriormente de Olericultura.
Na EMBRATER, coordenou o Programa de Horticultura (PROHORT) dando ênfase a capacitação/reciclagem dos extensionista de todo o Brasil, convocado pelo então Ministro da Agricultura Alysson Pauinell, como consultor da Secretaria Nacional de Produção criou e foi titular da Gerencia de Horticultura quando implementou os programas Nacionais de Produção e Abastecimento de Alho, Batata, Cebola e Maçã. Realizou vários eventos como "raids", cursos, mostras e outros, pelos diversos Estados do pais, principalmente naquele tradicionais de tais espécies de hortaliças. Incentivou a criação de produtores locais, regionais, estaduais e nacional de alho, batata, cebola e maçã.
Sérgio Regina não atuou somente na área olericola. Preocupa-se com a conservação dos recursos naturais, principalmente da água. Dessa preocupação resultou a criação do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Rio Verde. Desenvolveu também o "raid" Colha Chuva Para Produção de Água, programa desenvolvido pela EMATER - MG e EPAMIG donde trabalhou desde 1994 após 35 anos dedicados à Extensão Rural. Todas as atividades desenvolvidas por Sérgio foram direcionadas para o bem comum da sociedade. Tanto isto é verdade que recebeu 84 honrarias de reconhecimento público. Entre elas, foi o primeiro ganhador co Prêmio Marcílio de Souza Dias, da Sociedade de Olericultura do Brasil.
Fonte
Associação Brasileira de Horticultura.
Nota do blog: Sérgio Mário Regina morreu de câncer aos 76 anos.


Diz o Globo Rural: Sérgio Mário Regina, que se destacou na luta pela preservação ambiental, teve as cinzas jogadas na nascente do Rio Verde (quinta feira, 12/02/2009). A vontade dele foi expressa em testamento e cumprida pelo filho. Clicando no link Globo Rural você verá o vídeo da solenidade que culminou com o lançamento das suas cinzas no rio.

Nenhum comentário: